segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Da Terrinha: Receita de BACALHAU por um Português!

Como aqui é meu espaço para dividir muitas dicas, quero lembrar de todos os portugueses, em especial, a minha família!

Também quero dividir com os apreciadores de bacalhau e comida portuguesas, a experiência gastronômica que meu pai se dispôs a fazer esse final de semana: BACALHAU NA TELHA!


Na verdade meu pai é um português com raízes bem profundas, como minha família é conhecida... "a família dos portugas".

Meu pai adora comer, mas em "quesito" de ir para cozinha eu chamo ele de BONO VOX... Pois é, ele fala que o bacalhau é dele, mas na verdade quem corta as batatas, pimentões, cebola; separa e descongela o bacalhau é minha mãe, e ele somente vem para dar o "show"... tipo o Bono Vox (vocalista da banda U2), vocês já viram ele testando o som, montando o show? Não. O Bono Vox somente vem para dar o show, com tudo já preparado. Pois é, meu pai é igual!


Bacalhau devidamente montado na telha, pronto para ir na churrasqueira


Ele tem as telhas de barro própria para ir na churrasqueira, e ele prepara esse prato "maravilhoso" com o lombo do bacalhau GADUS MORHUA, o qual ele já compra de uma importadora em São Paulo/SP desaguado e congelado.

Um dia antes, meu pai tira o bacalhau para descongelar, e separa muitos azeites portugueses, cebola, batatas e pimentões vermelho e amarelo. Um pouco de paprica espanhola e leva na churrasqueira!

DICA: o segredo é regar com muito azeite o bacalhau, e deixar o azeite borbulhar. Então, terá o bacalhau na telha no ponto.


Esse bacalhau acho que é o único que meu pai sabe fazer, pois do resto ele somente sabe comer rsrsrsrs...

Ele não economiza no azeite, e o sabor é uma delícia!



Minha mãe faz um arroz para acompanhar e o prato pronto para devorar...


Nesse dia aproveitamos e tomamos um vinho sul-africano que eu trouxe da África do Sul, um Chenin Blanc, safra limitada e muito gostoso que harmonizou perfeitamente com esse prato.


Infelizmente, não sobrou nada para hoje... agora o próximo meu pai falou que irá fazer na casa do Paulo! Então vamos aguardar....


Porém, não posso deixar de dar a dica de um restaurante português muito legal que já fui em São Paulo/SP...  CHIADO!

CHIADO fica em Moema, na Av. Jurucê, 776 um restaurante Ibérico, gastronomia Portuguesa e Espanhola.

O restaurante abriu recentemente, com os sócios: Serra e Agusto Tonnato. Serra tem uma longa experiência no restaurante Bela Sintra, um restaurante português renomeado em São Paulo/SP e também com o preço alto.

Os chef´s Arnaldo Eloi da Silva e Laurent Suaudeau, cujo último tem experiência no Bela Sintra e Trindade, fazem a diferença.

Fui somente uma vez no CHIADO, em um almoço, e posso dizer que vale a pena!

Começamos pedindo várias entradinhas.


Bacalhau a braz de entrada


Frigideirinha de polvo e lula


Bacalhau assado


Rolinhos de alheira com agrião 


Nossa mesa com as taças de vinhos e entradas...


Nesse almoço, o pessoal optou por pedir várias entradas e ir beliscando e somente 2 pratos principais: Polvo a Lagarero e o Bacalhau a Natas.


O meu Polvo a Lagareiro, na verdade eu estava com muita vontade desse prato


Bacalhau a Natas, estava uma delicia! Super recomendo!!!


Eu já devorando meu prato


O restaurante abre de terça a sábado no almoço e jantar. E aos domingos somente no almoço. Dizem que a paella deles é muito boa e bem concorrida, por isso no domingo é bom chegar cedo.

Outra dica, o bacalhau não custa caro, tipo um prato de bacalhau por pessoa custa em média R$50,00, que para padrão de São Paulo/SP não é o lugar mais caro.

Não degustamos da sobremesa, porque estávamos mais que satisfeitos, e os homens queriam tomar mais vinhos!

Segue o site do restaurante: http://www.chiadorestaurante.com.br/site/

Fica a Dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário